RIOPRETO SHOPPING RECEBE EXPOSIÇÃO “ARTE: CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM” by MUNIQUE MENEGALDO

Com um coquetel movimentado, Valquíria e Munique Menegaldo Silva, receberam amigos e convidados para a abertura da exposição de trabalhos artesanais que Munique executou nestes últimos quatro anos. A mostra já esta na Praça 3 do Rio Preto Shopping e fica ate dia 07/10, e toda a renda será revertida ao Instituto “As Valquírias” A mostra denomina-se “Arte: contribuição para a aprendizagem” Cujas peças são desenvolvidas pelas técnicas de decoupagem, mosaico e reaproveitamento. Cada obra recebeu uma ficha técnica e a descrição das habilidades desenvolvidas.

Organizado pela psicopedagoga Valquíria Menegaldo Silva, o evento tem como objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos pela arte terapia que desenvolvem a psicomotricidade, a criatividade e o cognitivo.

“Observando especificamente o trabalho da aluna Munique Menegaldo Silva, percebi uma evolução quanto à conduta psicomotora, conceitos pré-operatórios, noções perceptivas, o que me incentivou a organizar essa exposição para que o público pudesse tomar conhecimento da contribuição da arte para aprendizagem dessa aluna com uma má-formação cerebral (digenesia do corpo caloso) com comorbidade epilepsia”, explica.

Além da exposição, foi exibida uma filmagem da Munique na pré-produção das peças, a fim de revelar como ocorreu o processo de elaboração. Também houve momento de agradecimento e apresentação da instituição beneficiada. Ao som do Piano, tocado por Munique, todos se emocionaram enquanto as peças eram adquiridas pelos presentes.

Sobre organizadora:

Valquíria é graduada em Pedagogia pela Uniube e em Estudos Sociais pela Farfi. Possui especialização em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Empresarial pela Unorp; em Educação Especial e Inclusiva pela Uninter e em Neuropsicopedagogia e em Ludopedagogia, ambas pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC), e em Pedagogia Hospitalar e em Arteterapia, ambas pelo Grupo SESC (Faculdade da Aldeia de Carapicuiba – FALC). Participou do curso de extensão em Neuropsicologia Cognitiva pela Famerp, e do grupo de estudos “A contribuição da Arte terapia para a Psicologia”, pela Clibram. Em 2017, lançou o livro “Relatos sobre Munique”. Atualmente, é psicopedagoga clínica e arte-terapeuta na Clínica Dourado.

  • Fotógrafa: Eloisa Mattos
  • Publicado em: 01/10/2018
  • Eventos: