CAMPANHA DE COMBATE AO CÂNCER DE PELE SERÁ LANÇADA NESTE SÁBADO

Ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia terá exames gratuitos na Praça Dom José Marcondes

A Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele será realizada neste sábado, 07 de dezembro, de 9h às 15h. No Brasil serão cerca de 130 postos de saúde que farão o atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer da pele. Em Rio Preto a ação será na Praça Dom José Marcondes, centro, envolvendo cerca de 30 estudantes da Liga de Dermatologia da Famerp, médicos residentes de dermatologia e professores da instituição.

O atendimento será gratuito para análise, diagnóstico e orientações do câncer de pele. Caso seja detectada qualquer alteração que gere suspeita sobre a doença, o paciente será orientado a procurar o Serviço de Dermatologia do Hospital de Base para tratamento.

O sol forte e a alta taxa de descendentes de imigrantes europeus entre a população de Rio Preto faz com que a cidade tenha vários casos da doença. Na campanha realizada em 2018 foram atendidas 235 pessoas. Mais de 60% delas (146 casos) apresentaram lesões suspeitas de câncer de pele e foram encaminhadas para tratamento.

No Brasil os números da doença são alarmantes. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença. Isso significa que um em cada 4 casos novos de câncer no Brasil, é de pele.

www.eloisamattos.com