ECONVERSA É SELECIONADA PELA ONU-HABITAT PARA DISCUTIR INOVAÇÕES URBANAS E INCLUSIVAS

Projeto do Instituto Mudar, de Rio Preto, realiza, no dia 1º de outubro, evento que faz parte do Circuito Urbano 2019

O ECOnversa, projeto do Instituto Mudar em São José do Rio Preto, em parceria com o Instituto TRI, foi selecionado pela ONU-Habitat para integrar o Circuito Urbano 2019 – encontros organizados em todo o Brasil para refletir sobre questões urbanas e compartilhar conhecimentos e experiência para promover um futuro urbano melhor.

O Circuito Urbano 2019 acontece em comemoração ao Dia Mundial do Habitat (7 de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31). O tema deste ano é “Cidades Inovadoras e Inclusivas”, os mais de 160 eventos selecionados, que ocorrerão no mês outubro, em 60 cidades de 23 estados brasileiros, buscam responder à pergunta: “Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?”.

O ECOnversa é um dos eventos que abre a programação nacional do Circuito Urbano 2019, no dia 1º de outubro, às 19h30, na Base ECO, na rua Imperial, 1.108, no Eko Business Park, em São José do Rio Preto, aberto ao público.

Este projeto do Instituto Mudar, com apoio do Instituto Tri, acontece uma vez por mês, das 19h30 às 23h, e a cada encontro é selecionada uma temática inspirada nos objetivos do desenvolvimento sustentável propostos pela ONU.

Neste ECOnversa especial os diálogos entre presentes serão alinhados ao tema do Circuito Urbano, com a participação dos convidados Wanderlídia Araújo, empreendedora e presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Clara, Arthur Santini, diretor da Ecori Energia Solar e professor na FGV, Fabiana Zanquetta, Secretária Municipal de Habitação de Rio Preto e Delcimar Teodózio, Prof. Dra. em Arquitetura e Urbanismo pela USP.

“Com a participação de palestrantes de diferentes setores (Público, Acadêmico e de Sociedade Civil) pretendemos abrir espaços de fala para que as ações inovadoras existentes em Rio Preto sejam conhecidas pela comunidade e que a troca de conhecimento fomente a criação de soluções, como novas políticas públicas, projetos de pesquisas e negócios sociais”, afirma a presidente do Instituto Mudar, Fernanda Sansão.

Segundo ela, o ECOnversa propõe um diálogo construtivo a respeito deste importante assunto, que faz parte das prioridades de atuação do município.

Além do incentivo ao diálogo, o evento busca envolver o público nas ações de melhoria urbana que o Instituto Mudar e também do Instituto TRI promovem no dia a dia, garante.

Após o evento, um documento com ideias e propostas de soluções será entregue ao Poder Público, academias e entidades da sociedade civil.

“O ECOnversa é um evento gratuito e aberto a todas as pessoas dispostas à construção e desconstrução de ideias. Acreditamos que as narrativas de outras vivências podem ampliar nossas perspectivas e nos construir mais tolerantes”, diz Fernanda.

SAIBA MAIS:

ONU-HABITAT e Circuito Urbano

O ONU-HABITAT é a agência das Nações Unidas responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável e realiza, todos os anos, o Outubro Urbano. O mês, que se inicia com o Dia Mundial do Habitat (na primeira segunda-feira de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31), conta com dois temas selecionados para refletir sobre questões urbanas e compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor.

Além disso, é uma plataforma para debate e divulgação da Nova Agenda Urbana e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 11 (Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis).

Para dar visibilidade aos temas do Outubro Urbano, o escritório do ONU-HABITAT no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano – uma iniciativa para apoiar institucionalmente eventos, organizados por diversos atores, que ocorram durante o mês de outubro.

Faz parte do objetivo central do evento a promoção da paz por meio do diálogo. Ainda, foram selecionados convidados de diferentes esferas de atuação (poder público, sociedade civil, iniciativa privada), para que redes de comunicação e atuação sejam criadas em prol da sustentabilidade. Neste mês, em homenagem ao Dia Internacional das Cidades, escolhemos o tema Cidades Inovadoras e Sustentáveis para diálogo construtivo a respeito deste importante assunto, que faz parte das prioridades de atuação do município.

Serviço:

ECOnversa “Cidades Inovadoras e Inclusivas”

Data: 1ª de outubro, às 19h30

Local: Base ECO – Rua Imperial, 1.108 – Eko Business Park

Informações: (17) 99724-1028

Link.: www.circuitourbano.org/eventos.html

Aberto ao Público

www.eloisamattos.com