HACKATHON DA NASA REALIZA PRÉ-EVENTO NO RIO PRETO SHOPPING

O Riopreto Shopping foi o local escolhido para o pré-evento Space Apps Challenge 2019, que acontecerá às 14h, na neste sábado dia 05, na Praça 2 de Eventos. O evento – NASA Space Apps Challenge – é uma competição promovida pela Agência Aeroespacial Americana, desde 2012, que acontece simultaneamente em várias cidades do mundo e, neste ano, São José do Rio Preto entrou no circuito.

O maior hackathon do mundo acontecerá nos dias 18 a 20 de outubro, e em Rio Preto será no Parque Tecnológico, como local de referência em inovação na região. As inscrições para participar do Space Apps finalizaram no último domingo, dia 29 de setembro.

Em Rio Preto foram mais de 300 inscritos, que agora serão selecionados pelos organizadores que têm limite para 150 participantes.

Pré-evento – O pré-evento no RioPreto Shopping vai apresentar como será a dinâmica do hackathon além de já divulgar quais são os desafios (challenges) para este ano. “O número de inscritos em Rio Preto nos surpreendeu por ser a primeira vez que será realizado o hackathon na cidade. Abriremos uma exceção no pré-evento, para quem ainda quiser se inscrever e participar”, garante Guilherme Achcar, co-founder da F2 Data e um dos organizadores do evento.

Segundo Guilherme, no primeiro dia (18/10), começa o bootcamp (palestras) e, no final, equipes em média de cinco participantes são formadas, escolhem um dos desafios. “Eles têm 24 horas para desenvolver uma solução para aquele problema”, informa. Depois, cada uma apresenta seu pitch para uma banca de jurados, que pontua os projetos. Os dois primeiros com maiores pontuações competirão na final mundial. Os vencedores são escolhidos pela NASA.

DESAFIOS 2019 – Os desafios propostos pela NASA para sua competição mundial são:

OCEANOS DA TERRA: das praias e pântanos salgados ao oceano aberto, gelo marinho e fundo do mar, os oceanos da Terra são dinâmicos. Esta categoria solicitará que o competidor use os dados da NASA para monitorar e entender melhor os oceanos da Terra.

PLANETAS PRÓXIMOS E DISTANTES: dos planetas vizinhos aos visíveis apenas através dos telescópios mais poderosos, outros corpos planetários há muito fascinam cientistas, artistas e exploradores. Esta categoria de desafio solicitará que use os dados da NASA para explorar os sistemas de outros planetas, próximos e distantes.

NOSSA LUA: ao longo da história humana, nossa lua tem sido um farol fiel para os observadores do céu da Terra. Os desafios desta categoria solicitarão que o participante pense criativamente sobre a Lua e interprete os dados e conceitos da NASA para encontrar soluções.

PARA AS ESTRELAS: Se os interesses dos competidores estão em no sistema solar ou além, o espaço sideral oferece uma oportunidade aparentemente interminável de estudo, exploração e inspiração. Os desafios desta categoria os convidarão a pensar muito e a serem criativos sobre ciência e exploração espacial, seja seu ponto de vista científico, tecnológico, artístico – ou todos os três.

VIVENDO EM NOSSO MUNDO: a Terra é composta de sistemas complicados – terra, água, ar, seres vivos e o próprio planeta. É importante entender como esses sistemas funcionam juntos. Os desafios desta categoria solicitarão que os participantes criem soluções usando dados da NASA – uma história, um jogo, um vídeo, qualquer produto de seu projeto – que capturam como é viver na Terra.

SERVIÇO: Pré-evento NASA Space Apps Challenge 2019

Local: Riopreto Shopping – Data: 5 de outubro Site: www.spaceappsriopreto.com

www.eloisamattos.com