IDOSOS COLOCAM A MÃO NA MASSA - Eloisa Mattos

IDOSOS COLOCAM A MÃO NA MASSA

Idosos colocam a mão na massa
Evento de culinária auxilia na coordenação motora

A prática de atividades cognitivas para idosos tem sido uma grande contribuição na redução da perda de memória na terceira idade spotify fehler beim herunterladen nicht genug speicherplatz. Alguns pesquisadores chegam até a comparar o cérebro com um músculo, enfatizando que a falta de estímulo cerebral pode originar ou agravar debilitações na saúde safari kann datei nichten.
A cada ano de envelhecimento, o cérebro perde um pouquinho de sua capacidade funcional, afetando o desempenho motor e racional. Esse declínio acontece gradual e naturalmente, por isso, é muito comum percebermos algumas dificuldades de fala, de marcha e, principalmente, de memória em pessoas Idosas smart tv app downloaden.
Elaborar atividades recreativas que despertem a criatividade na terceira idade é um desafio para Soraya Pequito, enfermeira e diretora da Bem-Estar Bem Casa de Repouso songs from youtube for free.
“Por meio de atividades e brincadeiras é possível desenvolver fatores importantes para a manutenção da saúde do idoso, como memória, mobilidade, equilibro e tônus muscular,” explica Soraya youtube video online kostenlosen.
Pensando nisso, foi criado o evento “Chef na Casa”, onde chefs de cozinha, convidados darão, a cada quinze dias, uma aula de culinária. O objetivo além de proporcionar uma atividade divertida é ajudar na coordenação motora fina igo8 download kostenlos.
“A primeira aula, agendada para o próximo dia 16, a partir das 15 horas, será de pães, com o objetivo de ao amassar os pães os hóspedes da casa de repouso, além de colocar literalmente a mão na massa, eles possam também trabalhar a coordenação motora fina (aquela que requer o movimento dos pequenos músculos do corpo, como das mãos e dos olhos), algo que o idoso normalmente vai perdendo ao longo dos anos”, explica o chef Tiago Vilela, que traz no currículo passagens pelos Terraço Itália, Unique e trabalhos com Alex Atala, Emmanuel Bassoleil e Henrique Fogaça (MasterChef) e hoje proprietário do recém inaugurado restaurante japonês Katsumoto esoterik hörbücher kostenlos downloaden.

Estudos revelam que essas atividades podem servir como recursos terapêuticos, aliados ao tratamento que o idoso já realiza.
A clínica já oferece outras atividades manuais como pintura, que ajuda a equilibrar as emoções e soltar a imaginação eigenes youtube video herunterladen.
Ver o trabalho finalizado tem também um impacto psicológico positivo sobre o idoso, que se sente valorizado, capaz de criar e produzir

“Substituímos a massinha de modelar por massa de pão, que irá possibilitar ações como amassar, achatar, apertar, enrolar, furar, esticar, entre outras, estimulando a criatividade e a imaginação deles tdu 2 kostenlos downloaden vollversion. Os idosos irão utilizar diversos músculos das mãos, trabalhando dessa maneira as habilidades motoras finas,
potencializando o desenvolvimento da motricidade mais fina herunterladen. Além disso, a “brincadeira” com a massa de pão, promoverá uma sensação de relaxamento,” explica Cezi Mara, psicóloga da clínica.

SERVIÇO:

Chef na Casa – Bem-Estar Bem Casa de Repouso
Aula de pães doces e salgados
Dia 16 de maio | 15 horas
Chef Tiago Vilela

www.eloisamattos.com