MOSTRA VIRTUAL COM FOTOS DA QUARENTENA TEM INÍCIO NAS REDES SOCIAIS DA CIA. CÊNICA

Começou nesta segunda-feira (27/7), a Mostra Caleidoscópio de Fotografia, que apresenta imagens produzidas por moradores de Rio Preto em suas casas durante a quarentena, usando câmeras profissionais ou amadoras e dispositivos móveis.

A mostra virtual é promovida pela Cia. Cênica em seus perfis no Facebook (@cia.cenica) e Instagram (@ciacenica), dentro da programação do Território Cênico 2020. A curadoria foi realizada pelo fotógrafo Jorge Etecheber. A mostra recebeu 36 inscrições e foram selecionadas seis imagens, dos seguintes autores: Bruna Ferreira Retratos, Bruna Photo, Celso Leandro, Lando Amorim, Leo Pupim e Pedro Cunha.

As fotos selecionadas foram reveladas no domingo (26/7), com a publicação de um álbum nas redes sociais da Cia. Cênica. Até o dia 6 de setembro, a cada semana uma das fotos selecionadas ocupará a capa do perfil da companhia no Facebook e também será publicada no feed dessa rede social e do Instagram, com posts contendo informações sobre a imagem. A foto “Cabide do Caleidoscópio da Fotografia”, de Pedro Cunha, inaugurou a série de publicações nesta segunda-feira.

Cada selecionado recebeu ajuda de custo de R$ 100. Além do envio da foto, no ato da inscrição, os participantes responderam às seguintes perguntas: O que essa imagem representa para você nesses dias de pandemia? 2 – Por que escolheu inscrevê-la na mostra? 3 – Qual equipamento usou?

A curadoria utilizou os seguintes critérios: alinhamento aos conceitos da leitura fotográfica, como enquadramento, composição da cena e luz; criatividade, a partir das peculiaridades que cada participante apresentou dentro da proposta e confirmação da seleção com a apreciação das respostas às perguntas previamente formuladas aos participantes. Todo o processo aconteceu sem a identificação das pessoas inscritas.

“Seguindo a proposta de as fotografias serem realizadas em casa, durante o período da quarentena, pus-me a tentar analisar a visão das peculiaridades pessoais de isolamento que cada participante apresentava em sua cena”, conta Etecheber. “Como confirmação de escolha, pedi à Cia. Cênica que enviasse somente os textos descritivos das fotografias selecionadas, sem a identificação do participante. Através dessa análise ampla, entre imagem e texto, consegui até sugerir aos organizadores títulos às imagens selecionadas”, acrescenta.

Mais programação

Nesta semana, o projeto Território Cênico conta ainda com duas atividades para todas as idades transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube (www.youtube.com/user/ciacenica) da Cia. Cênica.

A primeira é a oficina “Batuque na Cozinha”, resgatando memórias afetivas ligadas a aromas e sabores, nesta quinta-feira (30/7), às 20h. A artista e amante da culinária Jaqueline Cardoso irá preparar uma moqueca de peixe embalada por muita música baiana e contação de causos.

Abrindo a série “Contando História”, a atriz Beta Cunha apresentará “Contos e

Lendas Africanos”, neste domingo (2/8), às 16h. Por meio da ressignificação de elementos cotidianos, como lenços, xales e outros objetos, os contos e as lendas resgatam a ancestralidade do povo negro e vão revelando ao público um pouco sobre as culturas africanas.

A programação do Território Cênico 2020 é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Neste ano, a edição acontece de forma 100% online. Até 24 de setembro, serão desenvolvidas 40 atividades artísticas gratuitas.

Serviço:

PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO 2020

Realização: Cia. Cênica, com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), de 16 de julho a 24 de setembro de 2020. Gratuito.

Programação completa: http://ciacenica.com.br/sit/territorio-cenico/

 

MOSTRA CALEIDOSCÓPIO DE FOTOGRAFIA

Curadoria: Jorge Etecheber, fotógrafo profissional

Quando: 27/7 a 6/9, segundas-feiras

Onde: Facebook @cia.cenica e Instagram @ciacenica

Fotos selecionadas:

Bruna Ferreira Retratos | Pulsantes que carregamos como seres vivos

Bruna Photo | Ver a Luz a Escuridão

Celso Leandro | Dor Sofrimento Tristeza Vazio

Lando Amorim | Anjo à Beira da Mesa do Abismo

Leo Pupim | Batalha Sobrevivência não Vencida

Pedro Cunha | Cabide do Caleidoscópio da Fotografia

www.eloisamattos.com