NATALÂNDIA TRAZ HISTÓRIAS DE NATAL VIVIDAS NA INFÂNCIA E SERÁ LANÇADO NO DIA 12 DE DEZEMBRO

O Riopreto Shopping será palco, no dia 12 de dezembro, às 20 horas, do lançamento do livro “Natalândia”, uma coletânea que reúne 118 autores que, em verso ou prosa, relembram algo que une a data mais importante do calendário ocidental e sua infância. O projeto foi desenvolvido e organizado pela editora PontoZ.

 

Os autores que toparam compartilhar suas experiências têm entre 10 e 94 anos, sendo que entre eles há apenas uma estrangeira, todos os outros são brasileiros.

 

A verdade é que todos nós temos uma história de Natal para contar. Com suas particularidades e diversidades. São vivências genuínas carregadas de sensações e visões de uma época da vida em que tudo o que acontece tem peso emocional enorme.

 

Algumas remetem a lembranças de museu de nossas memórias. Como sorver devagarzinho, quase gota a gota, refrigerante no furinho da tampinha da garrafa, nos natais de vacas magras da roça ou de casas pobres. Ou ganhar de presente uma boneca de papelão que, ao primeiro banho, se desmancha e desfaz um sonho sonhado durante meses, substituído pela dor e pelo choro que nunca vai se apagar.

 

A cultura regional dá uma pitada de cor com outras tintas e enriquece mais e mais a “contação” de histórias pelos autores deste livro, vividas em cidades, campos e sertões desse Brasil afora. A proposta é relembrar e compartilhar emoções e sensações de um Natal que foi marco na vida de cada um.

 

A obra é um convite para que cada um possa, lendo as histórias dos outros, resgatar suas próprias experiências e, o mais importante, voltar a sorrir com a criança que mora dentro de si.

 

Solidariedade

“Natalândia” traz ainda um convite à solidariedade, deixando como dica a importância do engajamento para promover um Natal mais feliz.

 

A dica é que cada um procure, em sua cidade, instituições sociais que trabalham com crianças menos favorecidas e, de alguma forma, possa proporcionar que a data seja mais feliz para elas.

 

Em São José do Rio Preto, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reúne 34 entidades com este perfil: (17) 3211-1850;  cmdca@riopreto.sp.gov.brhttps://www.riopreto.sp.gov.br/cmdca/

www.eloisamattos.com