PRESÉPIO DA FAMERP EM 2021 HOMENAGEIA VÍTIMAS DA COVID - Eloisa Mattos

PRESÉPIO DA FAMERP EM 2021 HOMENAGEIA VÍTIMAS DA COVID

As mais de 600 mil mortes por conta do coronavírus são relembradas na obra que é tradição na faculdade e em Rio Preto

No ano passado, devido à pandemia da Covid-19, não foi possível ver o tradicional presépio da Faculdade de Medicina de Rio Preto, Famerp, mas ele estava lá montado spiele kostenlos herunterladen solitär. Tradição mantida pelo trabalho do preparador de aulas práticas da instituição, Luiz Onivaldo Bizuti, e de amigos que sempre o auxiliam. A montagem deste ano já foi realizada e se transformou, além de símbolo religioso, em uma homenagem às mais de 600 mil vítimas do coronavírus no país e antigos funcionários skywars herunterladen.

Emocionado, ‘Seu’ Bizuti, como é conhecido, falou sobre as homenagens deste ano. “Homenageamos, em nome da Famerp, três amigos que perdemos, o doutor João Vicente Paiva Neto, professor de Farmacologia; o Sidnei Pinheiro, professor de Bioquímica e o Luis Eduardo Moreira, formado em Bioquímica herunterladen. Além deles, temos referência também aos  mais de 600 mil mortos pela Covid e, é claro, ao nascimento de Jesus”, explica.

Fora as homenagens, as novidades de 2021 são maquetes que representam antigos locais da Famerp farmer games for free. A maioria hoje nem existe mais ou estão bem diferentes, como o diretório acadêmico, a antiga cantina, caixa d’água, cozinha, campo de futebol, lavanderia e até uma porteira que ficava na avenida Faria Lima, na época que ainda existiam muitas fazendas na região youtube links herunterladen. Ao todo, são mais de 200 peças no total, colocadas cuidadosamente uma a uma em um balcão de quatro metros de comprimento.

Bizuti, que trabalha na faculdade desde 1969, revela que chegou a pensar em não produzir o presépio esse ano mietvertrag wohnung herunterladen. Mas mudou de ideia devido ao amor que sente pelo trabalho.  “A gente começou faz mais ou menos 50 anos com a parte de decoração. Em 94, ganhamos um pequeno presépio top 100. E aí começamos a montar todo ano, sempre com apoio total da diretoria da Famerp. Chega essa época do ano todo mundo quer ver o presépio”, afirma we transfer bestand downloaden.

Em 2019, último ano que o presépio teve visitação liberada, cerca de 500 pessoas passaram pela sala do laboratório de Biologia Molecular para apreciar a obra zitate kostenlosen. Em meio às visitas, são recolhidas algumas doações. Os valores arrecadados são doados para a Igreja do Menino Jesus de Praga. “Eles fazem marmita, sopa ou cesta básica herunterladen. É pouco, mas todo mundo ajudando se transforma em algo grande”, explica o preparador de aulas práticas da Famerp.

Diretor Geral da Famerp, Francisco de Assis Cury, apoia a montagem do presépio. “É algo que representa o nascimento de Jesus Cristo, verdadeiro significado do Natal. Nos traz muita paz. E atualmente o mundo precisa dessa paz. Vamos incentivar e apoiar sempre a colocação do presépio”, frisa.

www.eloisamattos.com