PROJETO INTERNACIONAL É LANÇADO NO RIOPRETO SHOPPING

Entidades brasileiras e portuguesa divulgam antologia com 33 autores

“Compromisso com a cultura”, assim pode ser descrito o projeto “Elos da Língua Portuguesa”, que tem lançamento no próximo dia 9 de novembro, às 8h30, no Riopreto Shopping. Envolvendo a Academia Brasileira de Escritores, a Associação Portuguesa de Poetas de Lisboa e a iniciativa Tertúlia Lusófona, o projeto tem como objetivo falar sobre a importância da Língua Portuguesa, em obra elaborada por escritores, professores e alunos dos cursos de pedagogia e letras.

Concebido com o proposito de reunir, ao longo dos dez volumes planejados, autores de todos os países da comunidade lusófona, “Elos da Língua Portuguesa”, mais do que conservar e divulgar a língua portuguesa, aborda em seu escopo a importância da língua de herança, do papel do migrante e da riqueza cultural que os falantes de português encontram em intercâmbios dessa natureza.

O ciclo de lançamentos do projeto tem início em São José do Rio Preto, cidade que tem se destacado no eixo cultural e literário nacional, e sede tanto da Academia Brasileira de Escritores, quanto da Tertúlia Lusófona, e contará com a presença da presidente da Associação Portuguesa de Poetas, que vem de Portugal especialmente para a ocasião. Em torno de um café da manhã, os presidentes da Academia Brasileira de Escritores, Associação Portuguesa de Poetas e Tertúlia Lusófona irão apresentar os autores que fazem parte do volume 1 da antologia literária.

“Elos da Língua Portuguesa” contará com outros dois lançamentos no Brasil: dia 3 de dezembro, em São Paulo, e dia 7 de dezembro, em Recife-PE. Para 2020, está sendo organizado um segundo ciclo de lançamentos, na Europa, passando por países como Portugal, França, Suíça e Alemanha.

Sobre os organizadores

João Paulo Vani é Mestre e Doutor em Letras (Teoria Literária/Unesp), tendo também realizado pós-graduação lato sensu em Administração (MBA Executivo em Comunicação e Marketing/Unirp). Autor do livro “Terror e Trauma na Literatura: do 11 de setembro às marcas na alma” (EDUC, 2018), é coautor dos livros “20 adolescente e seus segredos: sexualidade” (HN, 2007) e “Bandido, Touro com alma” (HN, 2009). Tem experiência como Pesquisador (Visiting Scholar), com passagem pela University of Louisville (Estados Unidos/2017).

Maria Graça Melo é presidente da Associação Portuguesa de Poetas e Embaixadora do Porto Histórico e Medieval. Com 80 livros publicados, sua bibliografia inclui, até o momento, oito livros temáticos, 30 livros infantis, 40 livros de poesia e dois livros de prosa, além de inúmeras participações em antologias literárias.

Samira Aparecida de Camargo é Pedagoga formada pela Unesp, com especialização em Psicopedagogia pela Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. É fundadora da Tertúlia Lusófona, chanceler da Academia Brasileira de Escritores e membro da Associação Portuguesa de Poetas. Autora experiente, já publicou as obras autorais “As 7 Marias” (Helvétia, 2018), premiado em Vevey, Suíça, em 2018, e “Só mesmo com muita fé” (HN, 2018), além de ter participado de diversas antologias literárias.

Serviço:

Café da manhã de lançamento do. projeto “Elos da Língua Portuguesa”

09 de novembro de 2019, às 8h30, no Riopreto Shopping.

www.eloisamattos.com