PRONTO ATENDIMENTO DA UNIMED RIO PRETO MANTÉM ACREDITAÇÃO ONA NIVEL III

Avaliação de manutenção é realizada anualmente para verificar conformidade e cumprimento das metas
O Pronto Atendimento da Unimed São José do Rio Preto, Acreditado com Excelência – ONA nível III em 2019, acaba de passar pela primeira avaliação de manutenção da reacreditação. Diante do ótimo desempenho e cumprimento dos padrões de qualidade, o serviço manteve a certificação que tem validade por três anos. A próxima avaliação de manutenção será em junho de 2021.
O local é referência regional e nacional em qualidade, corpo clínico, estrutura, equipamentos de ponta, processos e resolutividade. A auditoria responsável pela avaliação, destacou diversos pontos positivos que levaram à manutenção da acreditação como o planejamento e ações de enfrentamento da Covid-19, processo de implantação de telemedicina, evolução da comunicação, efetividade do Canal de Denúncias Independente, cultura de qualidade e segurança, entre outros.
“Esta conquista consolida o pioneirismo a Unimed Rio Preto como uma cooperativa médica focada na excelência da gestão, qualidade da prestação de serviços e na preocupação com a segurança dos pacientes, além de reafirmar a busca constante por aprimoramento” afirma o conselheiro da Unimed Rio Preto responsável pelo Complexo de Saúde Unimed, Marcelo Lúcio de Lima. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.
“A manutenção da acreditação ONA nível III é um processo tão criterioso quanto o da obtenção. É preciso não apenas manter a qualidade, mas melhorar a cada dia. Com este trabalho constante, avançamos ainda mais em gestão e processos que terão reflexo direto na excelência do atendimento prestado a cada um dos mais de 260 mil clientes da cooperativa”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Unimed Rio Preto, Helencar Ignácio.
ONA (Organização Nacional de Acreditação)
Entidade não-governamental e sem fins lucrativos que coordena um processo de certificação voltado para a qualidade de serviços de saúde, que tem como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de acreditação é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. Fundada em 1999, a ONA se consolidou como a principal acreditação de saúde do país. Seus manuais são específicos para diversos tipos de estabelecimentos: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de terapia renal substitutiva e serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear.
www.eloisamattos.com