RIO PRETO SHOPPING RECEBE PALESTRA EM PROL DO OUTUBRO ROSA

Objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença

No próximo dia 1º de outubro, o médico José Altino, oncologista do Corp (Centro de Oncologia Rio Preto), irá proferir uma palestra como tema: “Câncer de Mama, conscientização e prevenção”. A palestra será feita no Riopreto Shopping, às 19h e é gratuita e aberta ao público.

O evento faz parte das atividades do “Outubro Rosa”, uma campanha criada no começo dos anos 90 e que hoje envolve várias entidades médicas no Brasil e no mundo. O objetivo é alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desta doença.

Durante este mês, vários prédios públicos, clínicas e hospitais ficam iluminados na cor rosa e várias pessoas usam camisetas e um laço dessa cor, símbolo da campanha.

A prevenção e o diagnóstico precoce desta doença são tão importantes que, segundo os especialistas, se diagnosticado no início, as chances de cura do câncer de mama são de 95%.

Além da palestra, quem comparecer ao evento poderá ver fotos de telas pintadas por pacientes do Corp que estão realizando o tratamento contra a doença. Este trabalho está sendo realizado pelo artista plástico Marcelo Lopes e tem como objetivo melhorar a autoestima, a autoconfiança e o bem-estar das pacientes.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que a cada ano 60 mil novos casos de câncer de mama são registrados no Brasil. É o segundo tipo mais comum de câncer feminino, perdendo apenas para o câncer de pele (não melanoma).

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença estão:

– Idade: de cada cinco casos, quatro aparecem após os 50 anos;

– Obesidade e sobrepeso após a menopausa;

– Sedentarismo;

– Casos de câncer de mama na família

Prevenção

Além de hábitos de vida saudáveis como a prática de exercícios físicos, ter boa alimentação e evitar o excesso de bebidas alcoólicas, é muito importante fazer o autoexame das mamas. Ele pode ser feito em casa, de forma simples: basta que a mulher apalpe os seios em busca de nódulos, alterações na conformação das mamas ou secreções nos mamilos. Em caso de qualquer alteração é preciso procurar um médico imediatamente.

Já a mamografia deve ser feita anualmente por mulheres a partir dos 50 aos 69 anos e individualizar a necessidade de exames fora desta faixa etária, ou seja, em caso de pacientes com maior risco de câncer de mama, poderá ser necessário o exame de ultrassonografia, mamografia ou mesmo ressonância de mamas aos 35 anos.  A mamografia é um exame realizado por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas.

Serviço:

Evento: Palestra com Dr. José Altino, oncologista do CORP (Centro de Oncologia Rio Preto)

Tema: “Câncer de Mama, conscientização e prevenção”

Quando: Dia 1º de outubro, às 19h

Onde: No Riopreto Shopping Center

Como: gratuito e aberto ao público

www.eloisamattos.com