SICREDI SEGUE COM EXPANÇÃO NO INTERIOR DE SÃO PAULO (SJRIO PRETO)

Nova agência da Sicredi Noroeste SP é inaugurada em São José do Rio Preto

 

Com população estimada de 450 mil habitantes, a cidade de São José do Rio Preto figura no índice da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) como o município mais desenvolvido do estado de São Paulo, e o segundo do Brasil. O ranking nacional é elaborado com base em dados de emprego, renda, educação e saúde. Presente em 21 estados brasileiros, com mais de 1.500 agências, o Sicredi, por meio da Sicredi Noroeste SP, inaugurou nesta quinta-feira, 5 de julho de 2018, mais uma agência no município paulista.

 

A Cooperativa conta atualmente com agências que abrangem as três cidades da sua área de atuação: São José do Rio Preto, Catanduva e Mirassol, que juntas somam 78 colaboradores, que prestam atendimento diferenciado a mais de 11 mil associados. A inauguração da agência segue o ritmo de expansão da Sicredi Noroeste SP que, nos últimos três anos, apresentou um crescimento de 125,9% no resultado geral e de 20% no patrimônio líquido.

 

Localizada na Avenida Alberto Andaló, 3.787, na região central da cidade, a agência segue a nova identidade visual e o conceito de ambientação arquitetônica da instituição financeira cooperativa, que tem como principal diferencial o relacionamento próximo. Por isso, a nova unidade tem diversos espaços de convivência. “O nosso objetivo é, além de oferecer uma alternativa aos bancos tradicionais, oferecer um serviço de excelência e assumir um compromisso com a comunidade. Os nossos princípios são fundamentados na transparência e na participação coletiva, o que estimula o crescimento dos associados e o desenvolvimento econômico e social da região, como a implantação do Programa A União Faz a Vida nas escolas públicas”, ressalta o presidente da Cooperativa Sicredi Noroeste SP, José Carlos Afonso Cuginotti.

 

O diferencial do cooperativismo de crédito

 

As origens do Sicredi estão no surgimento da primeira cooperativa de crédito brasileira, em 1902 – hoje denominada Sicredi Pioneira RS. A instituição financeira cooperativa tem como diferencial um modelo de gestão que valoriza a participação. Os associados votam e decidem sobre os rumos da sua cooperativa e, como um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social, os ativos dessas instituições são usados para financiar os próprios associados, mantendo os recursos nas regiões nas quais eles foram gerados.

 

Transformação social e incentivo educacional

 

A Sicredi Noroeste SP implantou em duas cidades da sua área de atuação, em parceria com a prefeitura dos municípios, o Programa A União Faz a Vida – principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa. O objetivo do programa é resgatar valores como respeito, diálogo, solidariedade e empreendedorismo para transformar realidades por meio da educação cooperativa.

 

A metodologia, que engloba a expedição investigativa, permite que educadores, alunos e comunidade descubram juntos o papel e a importância de uma educação cooperativa e integradora. Ela é baseada em práticas pedagógicas cooperativas que preveem o desenvolvimento de projetos, que partem de perguntas exploratórias, colocando os estudantes como protagonistas no processo de aprendizagem – e não como meros receptores de conhecimento.

 

Na cidade de Mirassol, o Programa foi implantado em 2014 e atualmente atende mais de mil crianças e 38 profissionais da educação municipal, em nove escolas do município. Em 2018, o Programa foi implantado também no município de Catanduva.

 

Sobre o Sicredi

 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

 

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

 

 

www.eloisamattos.com